Ao implantar um sistema de gerenciamento de hotspots em sua rede, você terá em mãos algo estratégico para os seus negócios: o cadastro de clientes. Essas informações, que podem ser capturadas pelo acesso à sua rede WiFi, são extremamente úteis para ações de marketing e relacionamento.
Quando começar a captar os dados, você poderá definir diversas estratégias para melhorar o relacionamento com seus clientes e gerar mais negócios. Abaixo, separamos algumas dicas de como essas informações podem ser usadas.
Como usar os dados de cadastro de clientes
Identificação dos clientes
Ao se cadastrarem na sua rede, seus clientes vão fornecer informações pessoais. Isso permite a criação de um banco de dados bem completo das pessoas que frequentam seu estabelecimento.
A partir do cadastro de clientes, é possível traçar perfis de público e desenvolver estratégias focadas para cada segmento. Você pode definir a estratégia de lançamento de um novo produto ou ajustar o mix oferecido aos clientes com base no público que você identificou, por exemplo.
Dados importantes para seu negócio
Algumas informações podem ser especialmente importantes para identificar oportunidades ou problemas. Imagine que você investe tempo e esforço para atrair um determinado público.
Entretanto, com o uso do hotspot e o cadastro de clientes que de fato visitam seu estabelecimento, você percebe que este não é o principal a frequentar seu negócio. Esse, portanto, pode ser o momento de mudar a estratégia!
Segmentação de Clientes
Com os dados disponíveis, você poderá segmentar sua base de clientes e trabalhar com cada uma delas de forma individual. Por exemplo: você possui uma loja com produtos para mulheres de meia idade e está chegando o dia das mães. Desenvolva uma estratégia específica para aqueles que se conectaram à sua rede e ofereça condições especiais para comprarem os presentes!
Definição de estratégias de marketing
Você pode usar os dados coletados para validar suas estratégias de marketing. Ao segmentar o público que deseja atingir, você pode usar os dados que tem em mãos para validá-lo. Assim, você pode focar tanto no seu maior público quanto tentar aquecer um determinado segmento que não esteja frequentando seu negócio.
E-mail marketing
Fazer campanhas de e-mail marketing, newsletters e relacionamento por e-mail com os clientes traz excelentes resultados. Isto é algo que o WiFi Marketing poderá melhorar de maneira substancial. Você terá em mãos informações fornecidas diretamente pelos seus clientes, podendo, portanto, lhes enviar conteúdos focados nos seus perfis e gostos.
Como escolher os campos
Na Mambo WiFi, você escolhe pelo próprio painel administrativo do sistema quais campos seus clientes irão preencher para conectarem-se à internet no seu estabelecimento.
Quando for definir os campos você precisa pensar em duas situações. A primeira delas é o conjunto de dados que você precisa coletar dos seus clientes. Pense que cada negócio tem necessidades específicas.
Por exemplo: se você possui uma estratégia de telemarketing, é imprescindível saber o número de telefone dos seus clientes. Essa é, portanto, uma informação que deve ser solicitada.
Por outro lado, se você tem um negócio que não tem foco em um público específico, existem informações que, apesar de interessantes, podem não ser especialmente úteis para você, como idade, por exemplo.
A segunda coisa que precisa ser considerada é que quanto mais campos você solicitar, mais difícil será para seu cliente se cadastrar na sua rede. Isso pode impedir muitos cadastros e você reduzirá o número de contatos gerados.
São vários campos disponíveis para você escolher. Todavia, nossa sugestão é que você defina entre 3 a 5 que sejam fundamentais para alimentar sua base de contatos. E, assim, focar na sua estratégia de relacionamento e marketing.
Se tiver dúvidas de como selecionar os campos no seu hotspot Mambo WiFi, acesse o passo-a-passo que criamos aqui.
Sobre o autor: Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo |