Hoje em dia, o termo “armazenamento em nuvem” já é muito utilizado por aí. Isso porque essa prática é muito presente no nosso dia a dia (até nossos smartphones trabalham dessa maneira). Mas você sabe o que significa, como funciona e a importância do tal “armazenamento em nuvem”?
Como essa é a forma que utilizamos aqui na Mambo WiFi, e recebemos muitas dúvidas em relação a esse tipo de armazenamento de dados, resolvemos explicar melhor esse assunto.
O QUE É UM ARMAZENAMENTO DE DADOS EM NUVEM?
O armazenamento em nuvem é um serviço muito utilizado atualmente, que permite armazenar dados na Internet, por meio de um provedor de computação em nuvem que opera e gerencia a armazenagem desses dados.
Por ser um armazenamento feito via Internet, é possível que usuários enviem e acessem os dados “a qualquer momento, em qualquer lugar”, necessitando apenas de um computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet.
Além da facilidade de acesso, o serviço se tornou popular por permitir que servidores locais pudessem operar de forma mais ágil, eficiente e segura, uma vez que não fica sobrecarregado de informações no seu disco físico.
COMO FUNCIONA ESSE ARMAZENAMENTO?
Empresas que oferecem o serviço de armazenamento em nuvem possuem os chamados datacenters, que possuem milhares de servidores e storages operando e gerenciando os dados de usuários do mundo todo.
A operação destes datacenters é ininterrupta, ou seja, a disponibilidade de acesso e recebimento de dados acontece 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.
A maioria das empresas de armazenamento costuma trabalhar com pagamentos sob demanda, ou seja, conforme a quantidade de dados armazenados. Dessa forma, o usuário não necessita estimar previamente qual a sua necessidade de espaço de armazenamento.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ARMAZENAMENTO EM NUVEM?
Como falamos anteriormente, podemos citar logo de primeira a vantagem de poder acessar as informações armazenadas em qualquer lugar, através de um dispositivo com acesso a internet. Isso permite aos usuários e empresas um gerenciamento de dados otimizado e centralizado em uma única plataforma.
O custo total desse formato também é bastante promissor, uma vez que não há a necessidade de adquirir hardwares de armazenamento, local para assegurar o funcionamento do hardware nem a mão de obra para operá-lo. E também por ser um sistema pay-per-use, cobrado apenas pela quantidade de dados estocada por empresa ou usuário.
Além disso, o armazenamento em nuvem possui implantação e liberação de espaço de forma mais ágil, permitindo ao departamento de tecnologia mais facilidade em relação às demandas de armazenagem de informações.
ARMAZENAMENTO DE DADOS, LEGISLAÇÕES E MAMBO WIFI
Hoje fala-se muito sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o Marco Civil da Internet quando o assunto é sobre dados de usuários.
O Marco Civil da Internet apresenta-se como uma “constituição” do direito digital no país, reconhecendo relações jurídico-virtuais e determinando ações em relação aos crimes virtuais. Já a LGPD fala sobre a forma como os dados fornecidos pelos usuários podem ser tratados e usados por empresas.
O que pode ser considerado tratamento de dados?
Todo tipo de operação realizada com um dado, desde sua coleta até o descarte, enquadra-se como tratamento. Portanto, o armazenamento em nuvem de dados dos usuários é parte da linha de tratamento de dados.
Mas é importante ressaltar que, quando falamos desse assunto, há uma diferença entre quem coleta e quem utiliza estes dados.
O operador é o responsável pela coleta e disponibilização destes dados para um controlador, que será o responsável por determinar quais dados serão coletados, quando e a finalidade de uso deles.
Por exemplo, um software como a Mambo WIFi, que coleta dados para fornecer conexão à rede WiFi, e realiza o armazenamento destes dados em nuvem, funciona como operador de dados.
Você pode entender mais sobre essas legislações aqui em nosso site, ou então baixar o e-book completo que criamos explicando todas as informações que quem oferece uma conexão WiFi deve saber.
Sobre o autor: Michele Lopes – Analista de Marketing Amante de tecnologia e marketing, mãe de pet e apaixonada por pessoas |