Em primeiro lugar, deixa eu fazer uma pergunta para você: tirando as coisas básicas como segurança, conforto, entre outras, o que você diria que é a preocupação número 1 dos pais ao matricularem os filhos em uma escola? Aposto que a resposta é: qualidade do ensino. Sim, e a qualidade do ensino, hoje em dia, está associada com outra coisa tão importante quanto: a tecnologia, impulsionada pela internet escolar. Por isso, hoje eu vou te mostrar como o WiFi nas escolas pode ser uma das melhores escolhas que você vai fazer para aumentar o número de matrículas na sua instituição. E também aumentar a fidelidade dos pais (e até dos alunos).
Vamos lá!
Saiba mais: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo
WiFi nas escolas, números que defendem essa prática
O estudo ‘O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula?’ revelou, como resultado, que 55% dos professores utilizam regularmente tecnologia em sala de aula no Brasil.
A pesquisa do Todos Pela Educação conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Instituto Natura, Itaú BBA, Fundação Telefônica Vivo e Samsung.
O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2021 com 4.000 professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens Adultos (EJA) de todas as regiões do Brasil.
Saiba mais em: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática?
Vantagens do WiFi nas escolas
Posteriormente, além dos dados mencionados acima, ter uma estratégia de WiFi nas escolas e faculdades traz inúmeros outros benefícios, tanto para a sua instituição, quanto para o ensino dos alunos.
Veja só.
Internet escolar: eficiência na comunicação
Quando a internet foi criada, seu objetivo era melhorar a comunicação entre as pessoas.
Na educação, seu objetivo não é diferente, porque o acesso à internet escolar possibilita que os estudantes se comuniquem entre si com mais facilidade, mesmo quando não estão na sala de aula.
Dessa forma, fica mais fácil tirar dúvidas com professores e organizar trabalhos em grupos.
Além disso, os estudantes têm mais facilidade para discutir ideias referentes a trabalhos que estejam executando com outros colegas de classe.
Mais sobre Wi-fi: O que é um captive portal e por que você precisa dele em sua rede WiFi
Dinamismo nas aulas
Da mesma forma, por estarem acostumados com a utilização de tecnologia, os estudantes não se sentem muito estimulados com aulas somente expositivas.
Portanto, é cada vez mais difícil atrair a atenção dos alunos e engajá-los em uma reflexão e discussão sobre os diversos conteúdos ensinados.
Com isso, a tecnologia na educação trouxe algumas soluções, como a sala de aula invertida e o ensino híbrido.
A sala de aula invertida tem por objetivo o foco na participação do estudante.
O aluno estuda o conteúdo previamente e, após isso, os temas estudados são aprofundados em sala com o professor.
O docente atua como um supervisor daquilo que os alunos estudaram e pode promover o debate e tirar dúvidas.
Já o ensino híbrido mescla aulas que são presenciais e os principais elementos da aprendizagem online, ou seja, alternando os conteúdos que se complementam.
Além disso, caracteriza-se também por intercalar estudos em grupo e individuais, combinando leitura e exercício, pesquisa de campo, orientação e debates.
Veja em seguida: Filtro de Conteúdo: Otimizando sua gestão de rede
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
Alguns conteúdos são difíceis de ilustrar dentro de salas de aula.
Para facilitar a aprendizagem, frequentemente são usados filmes e vídeos educativos.
A junção de átomos ou uma reação química por exemplo, ficam muito mais interessantes quando o aluno tem a capacidade de interagir com eles.
A imersão possibilitada pelos equipamentos de realidade virtual – que necessitam da internet escolar – leva quem está aprendendo para dentro do conhecimento.
Com mais sentidos envolvidos, o aprendizado fica mais concreto e envolvente.
Download e Leitura de e-books e conteúdos diversos, usando o Wi-Fi escolar
Certamente, é cada vez mais difícil conseguir despertar nos jovens o interesse pela leitura.
Acima de tudo, para tentar driblar essa realidade, os e-books surgem com a proposta de disponibilizar conteúdos literários em formato digital.
Através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, conectados no wi-fi escolar, os alunos podem acessar livros e artigos sem precisar se deslocar até a biblioteca.
Com os e-books, o professor não fica dependente da disponibilidade de exemplares na biblioteca para trabalhá-los em sala de aula.
Além disso, o formato digital tende a chamar mais a atenção da geração mais nova, que já nasceu inserida nesse contexto de transformação tecnológica e de multitelas.
Vale ressaltar também que alguns e-books possuem conteúdo interativo e audiovisual, o que ilustra melhor o conteúdo e desperta maior interesse por parte do leitor.
Internet escolar para maior retenção de matrículas
Todas as vantagens que eu apontei até aqui são direcionadas para os professores e para os alunos. Entretanto, elas culminam em uma ótima notícia para gestores e diretores: aumento da retenção.
E isso é excelente, para todos.
Afinal, vamos pensar juntos aqui, o que faz os pais quererem manter os filhos em uma instituição? É uma junção de fatores, certo?
- Segurança
- Proximidade (facilidade de acesso)
- Qualidade da Instituição
- Reputação da Escola
- E felicidade dos filhos e qualidade do ensino.
Sim, então, se eles percebem que seus filhos gostam de estudar lá e se notam que eles estão aprendendo. O pacote está completo e a retenção aumenta.
Em conclusão, esse foi o meu artigo sobre WiFi nas Escolas e por que você deveria investir nessa tendência.
Quer ler mais sobre este tema? Então, continue acompanhando o Blog.
Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre tecnologias que fazem a diferença na vida de gestores.
Agradeço a leitura e até a próxima!