fbpx
WiFi corporativo com active directory
Michele Lopes
3 min

A autenticação via Active Directory trouxe muitos ganhos e facilidades para usuários que acessam a rede de um ambiente corporativo, e o acesso ao WiFi Corporativo também pode estar incluso nisso!

Mas antes de seguirmos, uma pergunta importante: você já ouviu falar sobre Active Directory? Caso ainda não, vou explicar um pouco sobre essa tecnologia e como o acesso à WiFi está ligado à ela. E se já conhece, é sempre bom recapitular nossos conhecimentos. 

O QUE É ACTIVE DIRECTORY (AD)?

WiFi corporativo com active directory

O Active Directory (AD) é um serviço desenvolvido pela Microsoft com o objetivo facilitar a gestão de usuários de uma rede em um único diretório, unificando suas informações de acesso à uma rede corporativa.

COMO FUNCIONA O ACTIVE DIRECTORY PARA ADMINISTRADORES DE REDE?

Para o gestor da rede corporativa, o AD funciona como uma ferramenta de gestão por meio de um banco de dados no modelo de diretório, que o permite gerir e acompanhar informações como:

  • Dados de contato dos usuários cadastrados na rede corporativa;
  • Fila de arquivos da impressora da empresa;
  • Informações e dados de configuração da rede ou desktop.

COMO FUNCIONA O ACTIVE DIRECTORY PARA USUÁRIOS DA REDE?

Autenticação por Active Directory no WiFi Corporativo

Para o usuário final, a vantagem do Active Directory é que com apenas um usuário e senha ele poderá acessar os recursos e informações compartilhados da rede corporativa.

Geralmente, essa identificação do usuário é feita logo ao iniciar o sistema operacional.

Conexão no WiFi Corporativo com Active Directory e Mambo

MAMBO + AUTENTICAÇÃO VIA ACTIVE DIRECTORY NO WIFI EMPRESARIAL

Para facilitar a conexão dos dispositivos dos colaboradores na rede WiFi da empresa, a Mambo implementou a funcionalidade de autenticação dos usuários via Active Directory em nosso software de Hotspot.

Com a integração do hotspot com o Active Directory, a facilidade de uso de uma única senha de acesso se estende também para a conexão do WiFi Corporativo.

A autenticação via Active Directory na ferramenta Mambo elimina a necessidade do administrador de rede instalar um Radius na rede autenticando no AD, além de realizar o monitoramento para acompanhar o funcionamento do serviço, backup, manutenções, entre outras funcionalidades.

Realizando a conexão WiFi pela Mambo, através do usuário e senha do Active Directory, o usuário da rede pode se conectar com facilidade. Enquanto o gestor não tem a necessidade dessa implantação, não precisa gerenciar uma base de dados separada para o WiFi e ainda ganha algumas funcionalidades extras que podem ser aplicadas ao WiFi com a nova ferramenta.

Outra vantagem apresentada é a proteção perante as legislações do Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que possuem aplicações em redes WiFi.

A integração também permite ao gestor realizar configurações como grupos de usuários, limite de banda, bloqueio de sites, entre outras funcionalidades que estão presentes na ferramenta Mambo WiFi.

E-book de Funcionalidades Mambo WiFi


A Mambo é um software de Hotspot para gestão otimizada de acessos WiFi, que pode ser instalado através de pontos de acesso (confira as marcas e equipamentos compatíveis), atendendo empresas de diversos segmentos e tamanhos. Para conhecer melhor sobre as funcionalidades do nosso software, você pode marcar um bate-papo com um de nossos especialistas ou continuar navegando pelo nosso site.

Sobre a autora:
Michele Lopes – Analista de Marketing
Amante de tecnologia e marketing, mãe de pet e apaixonada por pessoas
• Linkedin