Ao gerar cadastro de clientes, você pode ter uma base de informações cruciais. Inclusive, esses dados podem ser a melhor alternativa para estimular o consumo e a preferência de consumidores por uma marca ou produtos. Por isso, marketing e vendas não podem ser vistos como partes independentes da empresa. Na verdade, se ambos forem utilizados em conjunto, podem ser decisivos para o sucesso de um negócio.
Para isso, é preciso de uma ferramenta para captar cadastros (como a Mambo), formando assim uma boa base de clientes e, então, começando o relacionamento entre marca e consumidor. Quando você aumenta os cadastros e trabalha seu CRM, também maximiza as chances de transformar oportunidades em negócios. Assim, aumentando as receitas e ganhando vantagens competitivas no mercado.
Marketing de Relacionamento
Ações que visam criar e manter uma relação positiva com clientes são parte do marketing de relacionamento. Esse modelo de marketing ajuda a criar uma relação de fidelidade entre os clientes e a marca.
Entretanto, para isso, é preciso que a empresa entregue valor ao gerar cadastros de clientes.
A importância de conhecer seus clientes
Para que as ações de marketing gerem relacionamentos duradouros, é fundamental construir um banco de dados atualizado com informações dos seus clientes. É por meio dessa base cadastral que você poderá criar campanhas e investir em maneiras de fidelizar seus clientes.
Além disso, é possível identificar os clientes que realizam compras com maior frequência, bem como aqueles clientes cujas operações possuem grande relevância no faturamento da empresa.
Como utilizar a base de cadastros para vender mais
O WSpot é um sistema de hotspot que permite captar e armazenar dados de cadastros para criação de campanhas personalizadas. Funciona assim: os usuários que quiserem utilizar WiFi do seu estabelecimento preenchem campos, como sexo, faixa etária, endereço, etc, e deixam seus dados em troca do acesso à rede.
Com o cadastro, pode-se enviar, por exemplo, um e-mail marketing informando sobre o lançamento de novos produtos, segmentar o público para formar um clube de vantagens e até mesmo privilegiar os visitantes mais frequentes.
Veja algumas formas de utilizar a base de cadastros de clientes:
INFORMAR SOBRE OFERTAS
Você pode enviar e-mail marketing ou newsletter para manter seu cliente atualizado. Quando bem estruturado e com uma base de emails bem segmentada, a ferramenta é um excelente meio de comunicação. Sua empresa pode informar sobre uma promoção, lembrar o cliente de que é possível que ele esteja precisando de algum produto ou serviço seu e até mesmo para divulgar ações de melhoria que a empresa realizou.
PARABENIZAR O CLIENTE EM DATAS ESPECIAIS
O WSpot permite automatizar o contato com a base de dados, facilitando o envio programado de cartões de aniversário e mensagens em outras datas especiais. Quem não gosta de receber parabéns, não é mesmo?
REALIZAR PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM OS CLIENTES
Com o contato dos usuários, é possível traçar o perfil do cliente, analisando níveis de satisfação e também entendendo o que realmente define a decisão de compra. Para alguns, a rapidez é mais importante que o valor, por exemplo. Sabendo disso, você pode entregar o mais próximo possível do que o cliente deseja e precisa.
COMUNICAR SOBRE BRINDES E PRÊMIOS
Ao oferecer descontos em produtos ou brindes, seu negócio pode divulgar novos produtos, conquistar clientes e reativar os antigos. Além disso, esse tipo de ação é mais um estímulo para que o consumidor compre mais produtos. Antes, porém, é necessário saber qual é o propósito e os impactos financeiros a ação.
MONITORAR
Para estabelecer um relacionamento próximo com os clientes, sua empresa precisa entendê-los. Por isso, é fundamental monitorar a frequência e o ticket médio de cada cliente.
Gostou das funcionalidades e benefícios do WSpot? Se quiser iniciar a captação de cadastros dos seus clientes, entre em contato com nossa equipe.
Sobre o autor: Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots no WSpot |