Você oferece WiFi grátis para seus clientes? É uma comodidade cada vez mais exigida por eles e uma forma barata de conquistá-los e fidelizá-los!
Ao oferecer WiFi grátis, você precisa se atentar a alguns detalhes para que a experiência do visitante seja a melhor possível. Além disso, o Marco Civil da Internet exige alguns cuidados muito importantes.
Separamos para você alguns pontos de atenção. Com eles, você oferecerá internet para seus clientes de forma segura e profissional.
Ofereça WiFi Grátis com bom sinal
Pode ser muito frustrante para o visitante da sua rede tentar se conectar, mas não conseguir navegar. É preciso garantir um bom sinal para que essa situação não aconteça.
Para isso, você precisa analisar duas questões principais:
O ROTEADOR
Existem muitos tipos e marcas de roteadores no mercado. Eles possuem definições técnicas diferentes, entre elas: quantidade de conexões simultâneas e potência do sinal. Compre um roteador condizente com o cenário do seu negócio e que atenda à sua necessidade. Distribua mais de um roteador pelo ambiente caso seja necessário.
O POSICIONAMENTO DO ROTEADOR
O local onde você irá instalar o equipamento faz toda diferença. Procure colocá-lo em locais altos e com a menor quantidade de obstáculos possível.
Limite de banda
Outra questão que precisa ser analisada para uma boa experiência do usuário ao oferecer WiFi grátis é a quantidade de banda oferecida. Ou seja, quantos “megas” são disponibilizados para cada pessoa conectada.
É preciso contratar um link de internet de acordo com a necessidade de cada estabelecimento. A gente sugere uma média de 512k por visitante. Ou seja, se você tem uma média de 30 visitantes conectados simultaneamente, é interessante contratar 15 megas de internet.
Para ajudar nisso, a Mambo WiFi possui a função de “limite de banda”. Quer dizer que você define pelo sistema a quantidade de internet que cada visitante terá acesso. Dessa forma, ninguém consome tudo e prejudica os demais visitantes!
Marco Civil da Internet
Desde que surgiu a lei do Marco Civil da Internet, em 2014, quem oferece internet gratuita torna-se responsável por eventuais crimes que aconteçam na rede.
Para se proteger, é preciso registrar os acessos na sua rede durante um ano.
Por isso, no momento em que for oferecer WiFi grátis para seus clientes, assegure-se de registrar esses acessos.
Com um sistema de gerenciamento de hotspot como a Mambo WiFi, você ficará protegido e de acordo com a lei.
Bônus: Use os dados para marketing
Com os registros capturados pela Mambo WiFi, você poderá desenvolver estratégias de marketing. Desde envio de e-mail marketing a campanhas no dispositivo do cliente ou ações de engajamento em redes sociais.
Sobre o autor: Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo |