WiFi 7: a evolução da conectividade sem fio que promete revolucionar a experiência do usuário

Compartilhe este artigo:

Redução de latência, duas vezes mais veloz que o WiFi 6 e gestão simultânea de até três bandas: saiba mais sobre a tecnologia com previsão de lançamento oficial em 2024

Perto de ser lançado e projetado para o futuro da conectividade, o WiFi 7 é a sétima geração do padrão WiFi (IEEE 802.11be). Como em toda evolução do padrão, ele traz diversas melhorias e novidades para os dispositivos que utilizam o WiFi e promete revolucionar a experiência do usuário, com taxa de transferência extremamente alta, baixa latência e alta confiabilidade, comparado com os padrões anteriores. 

Mesmo o WiFi 6 ainda sendo novidade para muitos – atualmente o 6 e o WiFi 6E são os padrões utilizados, este último ainda em etapa de adoção e não muito difundido no Brasil – o WiFi 7 caminha rapidamente para ser o sucessor. As principais fabricantes já anunciaram os chips que darão suportes a essa tecnologia. O WiFi 7 é a combinação do WiFi 6 e WiFi 6E, mas com avanços fantásticos, como a gestão simultânea de até três bandas: 2.4, 5 e 6 GHz (Gigahertz) para o mesmo dispositivo, chamado de Multi-Link Operation (MLO).

Geração e padrão WiFi

Como descrito acima, o WiFi 7 foi projetado para o futuro da conectividade e para aplicações mais exigentes da próxima geração, como streaming em resolução 8K e realidade virtual aumentada. Além do aumento de velocidade, em torno de ~4x (46 Gbps) em relação ao WiFi 6E (9.6 Gbps), o ganho mais revolucionário é na diminuição de latência. 

Ótima notícia para os gamers, pois os jogos terão a latência da rede local melhorada e reduzida. Atualmente existem diversas aplicações de conectividade que não são possíveis por conta da latência. A previsão é que será possível alcançar uma latência menor que um milisegundo, abrindo portas para novas aplicações de conectividade sem fio. 

Quem inventou o WiFi: clique e conheça a história

Assim como em todos os padrões WiFi, o WIFi 7 será compatível com as versões anteriores. Apesar de algumas semelhanças com o WiFi 6 e 6E, o WiFi 7 possui destaques que o diferenciam dos padrões existentes. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira abaixo! 

Fim da conexão via cabo?

Adeus aos fios! Será? Talvez o lançamento do WiFi 7 não marque o fim da conexão via cabo, embora as qualidades do novo padrão sejam muito empolgantes. Mas podemos imaginar um cenário com substituições, como por exemplo: substituir todos os cabos que conectam seu computador aos periféricos, incluindo o cabo HDMI da sua televisão ou monitor, usando somente o WiFi. Indo mais além, podemos até mesmo ter hardwares como placas de vídeo que se conectam via WiFi ao seu celular.

Tudo isso torna possível que, dispositivos menos potentes, possam “pegar emprestado” capacidades de outros hardwares dentro da sua rede, compartilhando não só conexão, mas também poder computacional dentro do mesmo ambiente.

Veja também: Dicas para fazer uma pesquisa NPS

Equipamentos como Óculos de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada vão fazer grande uso dessa mudança tecnológica, já que não precisarão ser unicamente responsáveis por todo o processamento dos gráficos, se estiverem em uma rede que tenha outros hardwares disponíveis para este processamento.

Além desses casos, usos industriais e médicos que requerem baixa latência também serão muito beneficiados.

Evolução da Velocidade do WiFi

Considerada uma das novidades mais promissoras, a Operação Multi-Link é a agregação da banda de WiFi. No WiFi 7 será possível combinar a banda de 2.4 GHz e 5 GHz com 6 GHz em uma única conexão de WiFi, ou seja, ficará visível apenas uma rede, mas que pode ser 5 ou 6 GHz, conexão de carga balanceada ou failover

O resultado dessa combinação de duas bandas em um único link é ter mais velocidade, porém na MLO de carga balanceada é necessário que o dispositivo do cliente suporte o funcionamento da operação. 

Já na MLO failover, é preciso apenas suporte do roteador e pode ser um grande trunfo nas redes Mesh. Na teoria seria o roaming perfeito, com poucas chances de desconexões e quedas de sinal. 

O esperado é que tenhamos melhor velocidade a longa distância, mesmo em 6 GHz, pois o MLO será a melhor alternativa para o smartconnect ao qual conhecemos hoje. 

Operação MultiLink MLO

Largura de Banda de 320 MHz

É muita coisa! A largura de banda de 320 MHz é o dobro de largura nos canais em comparação com o WiFi 6, e estará apenas na banda de 6 GHz, já que é possível alcançar maiores velocidades com ela.  

Com 320 MHz a velocidade por stream e por fluxo vai dobrar. Antes, em 160 MHz, era possível alcançar até 1,6 Gbps por segundo, agora serão 2,4 Gbps por segundo em 320 MHz. Teoricamente, o novo padrão conseguirá alcançar velocidades de mais de 10 Gbps em 6 GHz, graças aos seus 16 fluxos de dados.

4K-QAM | Modulação de Amplitude em Quadratura 

O que isso significa? Quanto mais QAM, mais velocidade bruta de transmissão WiFi. Uma breve comparação: enquanto o WiFi 6 suporta 1.024 QAM, considerado um bom número, o WiFi 7 suporta quatro vezes mais esse valor, chegando em 4.906 QAM. É fato que alguns roteadores WiFi 6 suportam o 4K-QAM, mas a informação é de que agora será padrão para a nova geração.

WiFi 6 x WiFi 7

Veja na tabela abaixo a comparação de dados, em teoria, entre o WiFi 6 e o WiFi 7: 

Comparação entre o WiFi 6 e WiFi 7

Previsão de lançamento: 2024

A expectativa é grande, mas o WiFi 7 ainda não tem o “selo oficial”. No entanto, as principais fábricas de processadores e chips já tem praticamente um consenso das funcionalidades que vão ser parte do novo padrão.

Até o final do ano de 2022, equipamentos com as novas funcionalidades começarão a ser vendidos em pequena escala, mas sem o nome WiFi 7. O lançamento oficial está previsto para 2024 e teremos alguns anos pela frente até o novo padrão estar completamente difundido. 

Esse prazo pode ser significativamente menor caso as vantagens sejam tão revolucionárias quanto às previsões que estão sendo feitas. Vamos torcer e aguardar!

Acompanhe também nossas redes sociais

Instagram: @mambowifibr

Linkedin: Mambo WiFi

Inscreva-se na nossa Newsletter