5 motivos que podem te levar a ter uma conexão lenta

Compartilhe este artigo:

SERÁ QUE O SEU PROVEDOR DE INTERNET É O ÚNICO CULPADO PELA SUA CONEXÃO DE INTERNET LENTA?

Se você oferece acesso WiFi no seu estabelecimento, tenho certeza que já apareceram reclamações de clientes sobre a conexão de internet lenta. Esse problema acaba causando uma frustração enorme em quem está esperando que sua rede seja minimamente capaz de permitir postar uma foto no Instagram ou curtir um comentário no Facebook, por exemplo.

Mas você já se perguntou o que causa isso? Será que os motivos estão apenas na velocidade da internet? Pode apostar que não é bem assim…

A seguir, veja quais são os 4 fatores principais que podem influenciar decisivamente na sua experiência de velocidade na internet.

Internet lenta? Um hotspot pode ajudar.

1. Seu plano não está dando conta do recado

O motivo mais provável para uma conexão lenta é a velocidade da sua internet. Um exemplo simples: o que se pode esperar de um plano de 2MB, que contratualmente só garante 20%, e ainda distribuído para 10 pessoas? Vamos às contas:

  • Com um plano de 2 MB, você possui velocidade de transferência, na melhor das hipóteses, de 200 Kbp/s;
  • Dividindo isso por 10 pessoas conectadas, você tem 20 Kbp/s para cada um;
  • Se o seu cliente acessa um website não responsivo, com cerca de 10 MB de tamanho, ele levará 512 segundos para carregar a página completa. Para os dias de hoje, 8 min e 53s são uma eternidade na hora de consumir conteúdo na internet…

Fica claro que contratar um bom plano de internet vai evitar um belo estresse, certo? Para garantir que seu cliente não fique tão aborrecido, tente oferecer no mínimo 100 Kpb/s, ou seja, um plano de 5 MB estáveis de conexão. Ah, claro, se você possuir um número maior de clientes online, vai precisar um plano ainda melhor.

2. A idade do seu equipamento deixa tudo mais lento

Os equipamentos que se conectam tem grande influência sobre uma possível má experiência de conexão lenta. Fatores como tecnologia de conexão e processamento são extremamente importantes. Aparelhos antigos utilizam padrões de WiFi com baixas taxas de velocidade, enquanto os mais modernos usam outros muito mais velozes, como o AC, que alcança 300 Mb/s.

Já sobre a agilidade do processamento, não é preciso falar muito. Dispositivos com chipsets de maior capacidade obterão melhor performance para lidar com aplicativos que utilizam a internet. E não esqueça de possíveis vírus nos aparelhos conectados: eles podem comprometer totalmente a performance da sua rede.

Em resumo, quanto mais bem preparado e moderno for o seu aparelho, melhor a experiência de navegação.

3. O ambiente pode atrapalhar o sinal do roteador

Isto é um fato. O ambiente pode sim atrapalhar a propagação de sinal do seu roteador. Redes sem fio usam ondas para distribuir o sinal, assim como rádios e celulares. Por isto, paredes se tornam barreiras e atrapalham o caminho percorrido pelas ondas.

Metais também são grandes vilões da dispersão de sinal. Mesmo aparelhos eletrodomésticos interferem na propagação das ondas. Cabeamento antigo e mal conectado também pode influenciar negativamente na estabilidade da sua internet

Finalmente, ambientes úmidos ou com infiltração não colaboram para o bom funcionamento do seu WiFi. Portanto, evite posicionar o roteador em lugares com essas características.

Se o seu aparelho roteador estiver localizado em uma posição livre dessas obstáculos, o grau de interferência será muito menor e, por consequência, a qualidade do seu sinal maior.

4. Vizinhos intrusos

Aquele vizinho que você desconfia estar utilizando sua internet pode realmente ser o causador do consumo da sua banda. Evitar esse tipo de problema é simples com a ajuda de sistemas como a Mambo WiFi. Através dele você pode bloquear todos os dispositivos que não estão autorizados a acessar sua rede. Além disso, a funcionalidade de limite de consumo de banda individual vai ajudar você a garantir que um único usuário use todo o potencial da sua rede sem deixar nada para outros clientes.

5. Não definir um Limite de Banda

Alguns usuários podem acabar utilizando um pouco mais da capacidade de rede do que outros. Isso acontece ao fazer downloads, assistir vídeos ou consumir serviços de streaming, como a Netflix, por exemplo. Entretanto, esse tipo de comportamento faz com que a banda dos demais fique comprometida.

Uma boa saída nesse caso é utilizar um hotspot capaz de definir o limite de banda da conexão WiFi. Assim, ninguém prejudica ninguém na hora de acessar a sua rede.

Gostou das dicas e quer saber mais? Acesse o nosso post sobre o que é WiFi Marketing e aumente suas vendas.

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
• Linkedin

Inscreva-se na nossa Newsletter