fbpx
Daniel Cot
Fissurado em marketing, vendas e growth!
5 min

Oferecer WiFi sem senha para seus visitantes pode trazer muitas vantagens. Isso porque, antes de mais nada, é muito comum que quem frequenta o local da sua empresa já espere que essa comodidade seja oferecida. Decepcioná-lo nesse primeiro momento com uma conexão instável, lenta ou pouco fluida pode ser um problema para a sua marca.

Além de tudo, a necessidade de inserir uma senha piora consideravelmente a experiência do usuário. E, claro, isso dificulta o processo para quem oferece essa comodidade (você).

Portanto, ao invés de manter a rede fechada com uma senha complexa, tornando todo o processo pouco prático, você poderá oferecer WiFi sem senha, aberto e livre para seus clientes se conectarem em uma rede guest específica para essa finalidade. Sem complicação para você e com a melhor experiência para o seu visitante.

Pensando nisso, separamos 6 razões que mostram o porquê você deve começar a oferecer WiFi sem senha para seus clientes.

1. Segurança no Marco Civil da Internet

Desde a regulamentação do Marco Civil da Internet, o “dono” da conexão é responsabilizado por qualquer crime cometido por meio dela. Logo, para que sua empresa fique protegida, é necessário registrar os dados sobre os usuários que estavam conectados à rede (logs de acesso, MAC Address etc).

Todo esse procedimento de mediação da conexão na rede guest deve ser feito por um software de hotspot. É ele quem garante a segurança através da identificação de todos os que desejam se conectar à internet naquele local.

2. WiFi Marketing

Ao oferecer WiFi sem senha com um sistema de hotspot, você terá em mãos os dados mais estratégicos dos seus visitantes. Esse banco de informações é muito valioso e deve ser utilizado no momento da definição de estratégias de negócio e em ações de marketing.

Pense que o seu WiFi pode se transformar na ponte entre o mundo offline (seu estabelecimento físico) e o online (com estratégias de marketing digital, como e-mail ou redes sociais).

Além disso, você pode pensar em ações de comunicação (como exibição de banners no dispositivo de clientes) ou mesmo realizar pesquisas sobre os seus produtos serviços, além de diversas outras ações de WiFi Marketing.

3. Login Social

Ao logar na sua rede, seu cliente pode optar pela facilidade de realizar tal procedimento por meio de suas redes sociais (Facebook, Twitter, Gmail etc). Assim, todo o processo fica ainda mais simplificado e ágil para ele. 

Além disso, um sistema de hotspot te ajuda a oferecer ao seu cliente a opção de fazer check-in e a curtir sua página no Facebook. Em conclusão, essa é uma maneira simples e eficaz de aumentar o engajamento online da sua empresa e atingir um público maior de pessoas interessadas nos serviços que você oferece.

4. “Qual a senha do WiFi?”

Chega dessa pergunta. Que sonho, né? Ter um sistema de hotspot vai acabar com esse questionamento insistente. Isso porque cada cliente poderá, de forma independente e autônoma, criar o seu cadastro e acessar a rede.

Deixar a senha da sua rede exposta em cartazes ou no cardápio deixa sua conexão exposta, vulnerável e ilegal. Tenho certeza que não é isso que você quer.

5. WiFi sem senha: Conforto e conveniência para o cliente

Assim como é cansativo para você, o cliente também se cansa em ter que perguntar qual a senha do WiFi. Muitos até se sentem inclusive intimidados de ter que perguntar…

Ao ter a possibilidade de poder acessar a rede sozinho, simplesmente ao completar um formulário, a experiência se torna muito mais agradável e simples. Consequentemente, isso estimula o seu retorno e preferência pelo estabelecimento. Todo mundo ganha!

6. Analise seu cliente

Ao adotar um hotspot vinculado à sua rede WiFi, você conseguirá analisar melhor seu cliente, extraindo dados como:

  • Dados como nome e e-mail;
  • Formas com que ele se relaciona com o seu negócio;
  • Recorrência de visitas no seu estabelecimento;
  • Tempo total de conexão na rede;
  • Banda média utilizada pelos clientes

Com essas informações em mãos, você poderá criar estratégias para fidelizar mais seus clientes. Sem contar as possibilidades de otimizar a sua rede, podendo optar por um link de internet menos potente e mais econômico caso avalie-se que isso é compátivel.

E aí, convencido que um sistema de gerenciamento de hotspost é a melhor opção para oferecer WiFi sem senha aos seus visitantes de forma simples e objetiva? Se quiser saber mais sobre o assunto, é só agendar um bate-papo com nossos especialistas aqui da Mambo WiFi. Vai ser um prazer te ajudar a alcançar os seus objetivos ?

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
• Linkedin