fbpx
Redação Mambo
5 min

“Eu não sei se devo usar filtro de conteúdo na minha empresa”. Essa é uma das frases que eu mais escuto e, sinceramente, é uma das frases que mais me preocupa também.

Por isso, hoje quero falar sobre os filtros de conteúdos e se você precisa utilizá-los na sua empresa ou não. 

Não vou aqui fazer um artigo retirado diretamente do mundo perfeito e fingir que os filtros de conteúdo não possuem lados negativos. Quero conversar sobre as vantagens, mas também as desvantagens dessa estratégia.


Então, vamos conversar mais sobre este tema e esclarecer alguns pontos.

Veja também: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo

Filtro de Conteúdo: o que é?

Filtro de Conteúdo é a estratégia instalada diretamente no WiFi do seu escritório para garantir que os colaboradores não tenham acesso a certos sites ou serviços online.

Inicialmente, o filtro de conteúdo era um software nas máquinas. Hoje, é possível inserir esse filtro diretamente no WiFi, melhorando ainda mais a proteção e garantindo que o filtro não seja burlado.


Suas principais aplicações, claro, são para garantir que os colaboradores não se distraiam com sites desnecessários para a função.

Saiba mais: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática?

É verdade que um Filtro de Conteúdo aumenta a produtividade?

Se você pesquisar 10 artigos sobre filtro de conteúdo vai encontrar 10 respostas iguais para a mesma pergunta: sim, os filtros de conteúdo aumentam a produtividade.

Aliás, estimativas apontam que a produtividade cresce cerca de 24% em razão de um filtro de conteúdo.

Contudo, esse número precisa ser avaliado com calma e, para que os resultados apareçam, é preciso ir além do filtro. É preciso investir em uma cultura organizacional sadia.

Filtro de Conteúdo

Mais sobre Wi-fi: O que é um captive portal e por que você precisa dele em sua rede WiFi

O que é uma cultura organizacional sadia?

Pense comigo: um filtro de conteúdo, normalmente, direciona as pesquisas dos seus colaboradores para outros sites.

Ele funciona direto no WiFi, então, as pesquisas no computador, ou celular, serão redirecionadas.


Certo? Ok. Mas e se o profissional usar o 3G / 4G?

O filtro de conteúdo não será capaz de captar essa pesquisa.

Por isso, além do filtro de conteúdo, é ideal também que você faça reuniões periódicas com os profissionais e converse sobre as vantagens de manter uma atitude focada e produtiva.

Costumeiramente negligenciado, o processo de comunicação dentro da empresa, quanto a qualquer movimentação que envolve alguma mudança no comportamento de uso da internet, deve ser feito de maneira muito transparente, trazendo os colaboradores como multiplicadores dos benefícios gerados para o seu dia a dia de trabalho.

Veja em seguida: Filtro de Conteúdo: Otimizando sua gestão de rede

Outras utilizações para o Filtro de Conteúdo

Um filtro de conteúdo traz muitas vantagens para o escritório. Quando utilizado de maneira correta ele pode ser responsável por uma verdadeira transformação da produtividade e na qualidade dos trabalhos executados. 

Veja.

Controle de Documentos

Dentre as ferramentas e métodos de controle de conteúdo estão os antivírus.

Os padrões do filtro de segurança se baseiam na identificação do tipo de arquivo em anexo, que pode conter vírus ou características comuns de spams.

Como novos métodos de ataques estão sempre surgindo, é importante manter o software de segurança atualizado.

No entanto, em caso da necessidade de baixar algum arquivo, busque sites oficiais. Muitos cavalos de tróia e vírus podem afetar o sistema operacional, vindo junto com arquivos baixados pelo usuário.

Aliás, portais que oferecem esse tipo de risco devem ser bloqueados no filtro de conteúdo para que não sejam mais exibidos.

Em linhas gerais, além de bloquear sites inseguros, você pode filtrar pesquisas por palavras para que, quando forem digitadas, não venham arquivos indesejados (imagens, vídeos e áudios) como resposta.

Controle de documentos

Proteção contra conteúdos maliciosos

Uma das grandes vantagens de usar um filtro de conteúdo é manter os usuários protegidos contra malwares, vírus e outros conteúdos maliciosos.

Isso acontece porque é possível bloquear URLs conhecidas por espalhar esses arquivos.

É possível, no entanto, burlar o filtro de conteúdo usando algumas ferramentas simples, como uma conexão VPN.

Por isso, é preciso planejar bem como a rede será filtrada, para evitar que os usuários passem por cima do filtro e fiquem expostos ao risco.

Prontinho, agora você já sabe todas as vantagens e desvantagens de um filtro de conteúdo.


Quer saber mais sobre essa solução? Clique aqui e entre em contato conosco. Nossa equipe técnica está disponível para tirar todas as suas dúvidas.

Conversar com especialista


Agradecemos a leitura e até a próxima.