fbpx
Daniel Cot
Fissurado em marketing, vendas e growth!
3 min

Você conhece a importância da segurança ao oferecer WiFi? Recentemente, o UOL publicou uma matéria que trata especificamente dos riscos de entregar a senha do WiFi sem um controle de acesso.

No artigo, a advogada Juliana Abrusio deixa claro que passar a senha do WiFi pode trazer problemas jurídicos para o titular da rede. Isso acontece pois a senha é a forma de identificação do usuário.

“Existe a presunção de identidade e a senha funciona como identificação dessa pessoa. Existe uma presunção de que foi a pessoa que cometeu o ato. A presunção é passível de prova em contrária. Por isso, é importante cada um cuidar da sua identidade”, afirmou a advogada em entrevista ao UOL.

O texto ainda explica que: “A ideia por trás disso é que, se a pessoa se conecta a uma plataforma usando dados ligados a uma identidade virtual, presume-se que ela é a titular daquele registro”.

A advogada ainda faz uma analogia com o mundo real. “Se alguém pegar um veículo emprestado, atropelar uma pessoa e fugir, o dono do carro é quem pode responder pelo crime.”. Por isso, é muito importante estar atento aos pré-requisitos de segurança ao oferecer WiFi.

Portanto, pode ser um risco liberar a senha do WiFi. Todavia, o acesso à rede trata-se de um benefício cada vez mais fundamental para a maioria dos estabelecimentos. A comodidade de ter uma rede WiFi para navegar na Internet pode ser a diferença crucial entre ganhar e perder um cliente.

Como ter segurança ao oferecer WiFi?

Para oferecer WiFi de maneira prática e segura, com respaldo jurídico e em conformidade com o que está previsto em lei, é necessário possuir um sistema de gerenciamento de hotspots, como a Mambo WiFi.

Para acessar a rede, o visitante precisará efetuar um cadastro. Ao fazer isso, ele deixa os dados de acesso dele registrados, tornando possível a sua identificação posteriormente. Caso algum crime virtual seja cometido pelo visitante, você, titular da rede WiFi, estará protegido. Isso porque  você poderá fornecer os dados de acesso aos órgãos competentes.

Percebe como é importante ter segurança ao oferecer WiFi? Além disso, você terá acesso a uma série de ferramentas para trabalhar com seu WiFi de forma mais profissional. Com os dados dos visitantes registrados, você poderá desenvolver, por exemplo, estratégias incríveis de marketing e comunicação.

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
• Linkedin