fbpx
Redação Mambo
4 min

Hotspot para empresas, comércios e afins. Quais são as vantagens e por que instalar? Já falamos sobre esse assunto anteriormente aqui no blog, mas hoje vamos expandir um pouco mais o tema.

Se você não leu o outro artigo, não tem problema. Antes de entrar no assunto eu dou uma pincelada rápida no tema de hotspot para você saber bem do que estou falando.


Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura. 

Saiba mais: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo

O que é um Hotspot?

Hotspot é a denominação de um determinado local onde uma rede sem fio (tecnologia Wi-Fi) está disponível para ser utilizada.

Alguns desses pontos são oferecidos de maneira gratuita por empresas e instituições, como em bares, cafeterias, restaurantes e outros estabelecimentos.

Outras empresas optam pela distribuição da conexão de forma paga, uso de vouchers, geralmente com um limite de tempo de uso, como acontece às vezes em aeroportos e hotéis.

A conexão via hotspot geralmente é encontrada em locais públicos, com grande tráfego de pessoas, onde é possível conectar-se ao WiFi por meio de um cadastro, seja em computadores portáteis, smartphones, tablets ou outros dispositivos.

O hotspot é uma ferramenta fundamental para gestores de rede exercerem o controle e melhorarem a segurança da rede, tanto para empresa quanto para os usuários da conexão.

Saiba mais em: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática?

Quais as vantagens de um Hotspot para o seu comércio?

Agora que já repassamos o que é um hotspot, vou falar sobre alguns dos benefícios de apostar neste tipo de ferramenta para o seu comércio ou negócio.

“Qual é a senha do WiFi?”

É certo que todo mundo já precisou fazer essa pergunta ao menos uma vez na vida.

A maioria das pessoas já precisou utilizar a conexão WiFi do estabelecimento, seja por motivos de trabalho ou por lazer, muitos de nós já passamos pela necessidade de perguntar “qual é a senha do WiFi aqui?”.

Mas esse tipo de conexão não é vantajoso para ninguém. O público passa pelo incômodo de pedir a senha, os atendentes precisam memorizar mais essa informação, e o seu negócio corre sérios riscos perante a lei (como já falamos antes).

Por isso, a praticidade é o primeiro ponto de vantagem notado em um Hotspot Social. 

Nesse modelo de conexão, o cliente faz o processo de autenticação sozinho, preenchendo um cadastro ou usando as informações de login de uma rede social, como Facebook, Instagram, Google ou até um número de celular. 

E a melhor parte é que você pode determinar as formas de cadastro no captive portal de acordo com o que fizer mais sentido para o seu negócio.

Entretenimento na sala de espera

Em certos estabelecimentos, como consultórios, salões e barbearias, o cliente precisa ficar algum tempo esperando até ser atendido.

Porém, com um ponto de internet, qualquer pessoa com um aparelho pode se conectar e se manter entretido enquanto espera.

Conexão eficiente

Nem sempre podemos contar totalmente com nossa conexão móvel, o que pode ser um ponto positivo para estabelecimentos que oferecem o conforto da conexão WiFi de qualidade para seus clientes.

Atualmente, 89% da população se sente mais confiante em utilizar esse padrão, em vez das redes móveis.

Por isso, ao disponibilizar a rede, você consegue gerar uma maior segurança por parte do cliente, que entenderá como o seu negócio está disposto a oferecer maior comodidade no dia a dia dele.

E realizando uma boa gestão da rede WiFi com uma ferramenta como o hotspot, você pode controlar melhor o desempenho da conexão ajustando limites de banda, acompanhando o número de conexões simultâneas, e até mesmo bloqueando usuários inadequados.

E prontinho. Esse foi meu artigo sobre hotspot para comércio.


Gostou da publicação? Então, continue acompanhando o Blog.


Estou sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre as tecnologias que fazem a diferença para as empresas.

Agradeço a leitura e até a próxima!