pagamentos digitais - modernizando seu faturamento
Renata Rocha
3 min

Como digitalizar as formas de pagamento da sua loja podem melhorar o seu faturamento.

A pandemia influenciou o comportamento não apenas das pessoas, como também os meios de pagamento das pequenas lojas e grande rede de varejistas. A necessidade do não contato físico, como os pagamentos digitais, a distância e as adaptações do mercado de maneira geral trouxe espaço para inovações e visibilidade para novas ferramentas como PIX.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, desenvolvida pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), 99% dos usuários acessam a internet via o celular e destes, 58% utilizam o mesmo dispositivo como única forma de acesso.

A área rural (79%) e as classes D e E (85%) concentram uso exclusivo, ou seja, o celular se tornou a principal forma de acesso ao mundo digital, seja para pesquisar ou realizar compras online. Dados como esses nos levam a perceber que, se há abertura do consumidor para o uso de novas tecnologias, por que não aproveitá-las?

Novas formas de pagamento online facilitam a vida de consumidores e lojistas

Pagamentos Digitais

Imagine que seu cliente está fazendo compras no seu estabelecimento e decide pagar com PIX ou via WhatsApp. O que pode causar estranheza ao lojista inicialmente, é na verdade uma vantagem. Novos sistemas como PIX e WhatsApp garantem taxas muito abaixo (na casa dos centavos) dos pagamentos realizados por TED, DOC, cartão de crédito e débito. 

Talvez você não seja pego de surpresa e já esteja por dentro dos novos meios de pagamento. Nesse caso, o desafio passa a ser a conectividade em loja. Não oferecer WiFi grátis pode resultar em conexão lenta ou até mesmo inexistente do 4G no celular do cliente. 

Passo a passo de uma transferência PIX:

passo a passo de uma transferência PIX - Pagamentos Digitais

Por isso, contar com acesso gratuito ao WiFi através de um sistema de Hotspot vai além de oferecer uma comodidade ao seu cliente. Isso faz com que ele veja facilidade em cooperar com um novo sistema de pagamento e, ainda, você estará protegido perante o Marco Civil da Internet ao registrar quem navega na sua rede WiFi.

LGPD e Marco Civil da Internet - E-book de Legislações WSpot

Pagamentos Digitais via PIX vs WhatsApp: qual oferece mais vantagens?

Tanto o PIX quanto WhatsApp são fáceis de usar e realizam a transferência rapidamente.

Entretanto, é importante atentar ao fato que no primeiro acesso ao PIX é preciso cadastrar chave de acesso (e-mail, o CPF ou CNPJ, telefone celular ou um QR Code gerado pela plataforma). Enquanto no Whatsapp é preciso apenas cadastrar o cartão na plataforma.

Confira as vantagens de ambos:

Pagamentos Digitais PIX vs WhatsApp, qual mais vantajoso

Saiba como configurar um método de pagamento e, em caso de dúvidas, o WhatsApp disponibilizou uma Central de Ajuda com as perguntas mais frequentes.

Acho que já deu para perceber que oferecer internet no seu estabelecimento é a melhor opção para o conforto do cliente enquanto está na sua loja. E para aderir a novos meios de pagamento que estão ganhando o mercado como PIX, WhatsApp e outras carteiras digitais.

Um hotspot como o da Mambo WiFi pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar na hora de modernizar seus meios de pagamento. Entenda como oferecer uma conexão de qualidade, coletar dados e informações dos seus clientes e, ainda, estar protegido perante a Lei. Acesse nosso e-book de funcionalidades, ou então fale com um de nossos especialistas.

Sobre o autor:
Renata Rocha – Relações Públicas
Viciada em tecnologia, filha perdida da londoner Elizabeth II e mãe de gato
• Linkedin