Politica de segurança da informação
Michele Lopes
4 min

Já reparou que falar sobre dados, segurança da informação, leis sobre proteção de dados e afins está cada vez mais presente nas pautas corporativas? Isso porque o mundo digital está cada vez mais presente em diversos âmbitos do nosso cotidiano e, com ele, a quantidade de informações geradas e circulando é cada vez maior.

Uma empresa não precisa necessariamente ser de tecnologia para lidar com ela. Por exemplo, independentemente do tamanho ou área de atuação de uma empresa ela (muito provavelmente) utiliza sistemas e softwares atrelados a computadores e dispositivos móveis para poder operar.

E com a forte presença no meio tecnológico, empresas e usuários passaram a se preocupar cada vez mais com a segurança dos seus dados inseridos em rede, por isso esse é um debate cada vez mais presente. 
Já falamos bastante sobre legislação e proteção de dados por aqui, e agora chegou a vez de falarmos sobre Políticas de Segurança da Informação, ou PSI. Você sabe o que é isso? Segue o fio que eu te conto.

O QUE É POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO?

Se, de acordo com a ISO 27001, a segurança da informação é o ato de proteger todos os dados da empresa contra vários tipos de riscos e ameaças. Podemos dizer que a Política de Segurança da Informação é um documento que reúne regras, boas práticas e orientações que definem o acesso, controle e transmissão de informações dentro de uma organização.

O documento que rege a PSI de uma empresa deve ser sempre revisado e atualizado em uma ação conjunta da diretoria e colaboradores, incluindo a equipe de tecnologia da informação. Isso porque o ambiente digital se desenvolve e muda muito rápido, tornando necessária essa revisão de conceitos.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PSI

As diretrizes que formam as políticas de segurança da informação seguem alguns princípios básicos, que permitem que diferentes empresas possam elaborar o seu próprio documento, de acordo com a realidade do seu negócio, sem deixar de lado o principal objetivo de manter a integridade dos dados e garantir sua proteção.

Veja os 3 princípios básicos da PSI.

Confidencialidade

Garantia de que apenas pessoas previamente autorizadas pela empresa possuem acesso à informações e dados que são armazenados, transmitidos ou que transitam pela organização.

Disponibilidade

Esse princípio visa garantir que os dados e informações da empresa estejam disponíveis ao acesso de pessoas autorizadas, de maneira eficiente e segura, quando for necessário.

Integridade

O princípio da integridade na política de segurança da informação visa garantir que os dados que circulam pela empresa mantenham-se intocados, preservando sua originalidade e confiabilidade.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO?

Antes mesmo de se falar de benefícios mercadológicos, devemos lembrar que os benefícios estão diretamente relacionados ao que o próprio nome já diz, a segurança e proteção dos dados e informações dos usuários e da corporação como um todo.

Com uma PSI bem estabelecida na empresa, é possível diminuir consideravelmente os riscos perante possíveis ataques e ameaças que podem comprometer os dados da empresa, além de diminuir e otimizar o mapeamento de possíveis falhas de segurança.

Agora, mercadologicamente falando, ter uma política de segurança sólida é uma porta de entrada para inúmeros negócios, uma vez que muitas empresas passaram a solicitar este tipo de proteção e garantia para realizar o contrato com parceiros e fornecedores.

PSI E A MAMBO WIFI

Como lidamos com muitos tipos de dados aqui na Mambo WiFi, temos uma grande preocupação com nossas políticas de segurança da informação. 

Para garantir a segurança de todos (nossos clientes, colaboradores e os dados da nossa empresa), contamos com uma PSI bem estruturada e certificados de segurança que respaldam nosso software, além de módulos de segurança para administradores como o 2 factor authentication (2FA).

Você pode entender melhor sobre nossa PSI e tudo o que fazemos para proteger nossos dados clicando aqui. Se preferir, você pode falar diretamente com um de nossos especialistas e conhecer melhor tudo o que a Mambo WiFi pode fazer.

Sobre a autora:
Michele Lopes – Analista de Marketing
Amante de tecnologia e marketing, mãe de pet e apaixonada por pessoas
• Linkedin