fbpx
wifi corporativo
Redação Mambo
4 min

Hoje vamos falar sobre gestão de WiFi Corporativo. Este é um assunto que já abordamos anteriormente aqui no blog, mas como possui grande potencial para transformar a gestão de rede da sua empresa, vamos retomá-lo.

Neste artigo vou explicar um pouco sobre as bases do WiFi Corporativo, e também trazer alguns argumentos sobre a importância dessa solução.


Então, vem comigo. Fique confortável e aproveite a leitura! 

Saiba mais: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo

O que é WiFi Corporativo? 

A rede corporativa consiste em uma rede de alta capacidade, que conta com soluções e ferramentas destinadas para o melhor desempenho em ambientes empresariais, como:

  • Infraestrutura adequada que suporte um maior número de dispositivos conectados;
  • Controle de acessos;
  • Integração com sistemas internos;
  • Segurança das informações que circulam pela rede.

Saiba mais em: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática?

Melhor controle de acesso para os gestores

Parte da gestão da WiFi corporativo consiste no controle de acessos à rede. A partir desta gestão de acesso é possível realizar a integração entre o acesso WiFi com outros tipos de sistemas da empresa.

Essa integração é eficaz para trazer mais segurança às operações realizadas pela empresa, além de permitir uma gestão mais segura entre os tipos de acessos, diferenciando usuários de visitantes, funcionários e administradores de rede, por exemplo.

Tal medida é usada para impedir a conexão por terceiros não autorizados, bloquear o acesso a páginas específicas, bem como rastrear solicitações de duvidosas vindas de ambientes externos.

Veja em seguida: Filtro de Conteúdo: Otimizando sua gestão de rede

O papel dos roteadores para WiFi Corporativo

Os roteadores e controladoras são peças-chave fundamentais para qualquer conexão wireless.

Através do roteador, a internet oferecida pelo provedor de serviços é convertida em sinal WiFi para o seu estabelecimento.

Por ser o equipamento que realiza a transmissão do sinal WiFi para o seu ambiente corporativo, é essencial que o roteador escolhido possua características que o torne mais adequado para o seu ambiente corporativo-profissional.

Compatibilidade: veja quais são os modelos e marcas compatíveis com a solução Mambo WiFi

Tudo isso só será feito com tranquilidade, se a rede for segura

Com o passar do tempo, o acesso à internet por meio de redes WiFi se popularizou dentro de todas as empresas.

Antigamente era certo que, na estação de trabalho, um colaborador teria pelo menos um plug de tomada e um cabo de rede para se conectar à internet.

Hoje, o plug de tomada ainda está por lá. Mas o cabo de rede está sumindo, uma vez que a conexão via WiFi tem se modernizado e se apresentado cada vez mais eficiente.

Para o colaborador, há mais mobilidade e praticidade dentro do ambiente da empresa, já que ele não precisa ficar preso a um cabo de rede.

No entanto, uma conexão sem fios demanda preocupações com segurança e com a confiabilidade dos dispositivos que a utilizam.

Por isso, investir em sistemas e plataformas de gestão de WiFi confiáveis é papel fundamental do time de tecnologia de todas as empresas, incluindo um planejamento adequado e que obedeça ao Marco Civil da Internet.

O papel da Mambo WiFi

A Mambo viabiliza, de modo fácil e simples, uma plataforma de gestão de WiFi para que sua rede seja uma aliada do seu negócio.

A plataforma conta com funcionalidades para que todos os acessos sejam monitorados, de forma transparente, e, assim, protege a integridade de redes corporativas dos riscos relacionados ao acesso de sites com conteúdos impróprios e malwares.

Quer saber mais sobre WiFi corporativo e como essa tendência pode transformar a sua empresa? Entre em contato com o meu time de profissionais.

Minha equipe está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas.


Agradeço a leitura e até a próxima!