fbpx
Daniel Cot
Fissurado em marketing, vendas e growth!
5 min

Oferecer WiFi gratuito para os clientes é uma prática cada vez mais comum em diversos segmentos de mercado no Brasil. Em alguns deles, como restaurantes e bares, tornou-se um grande diferencial, pois os clientes já esperam encontrar esse tipo de comodidade.

A forma mais prática de fazer isso é manter uma rede aberta, sem senha e sem necessidade de grandes burocracias. Dessa maneira, seu cliente se conecta sozinho, não atrapalha seus funcionários e ainda te dá informações reais para desenvolver estratégias de comunicação e marketing.

Porém, oferecer WiFi gratuito e aberto requer sua atenção. Alguns pontos são muito importantes, como a qualidade do sinal que você oferece e a segurança em relação ao Marco Civil da Internet.

Separamos 5 pontos que você precisa prestar atenção no momento que decidir oferecer WiFi gratuito para seus clientes. Vamos lá!

1 – Atenção na qualidade da conexão

Quando começar a oferecer WiFi aberto a seus clientes, tenha certeza que a experiência será agradável. É frustrante para seus visitantes tentarem se conectar e acabarem tendo acesso a uma conexão ruim.

Essa frustração pode ser a diferença entre conquistar e perder um cliente. Portanto, leve em consideração os equipamentos, bem como o pacote de internet que for comprar.

Se você quiser saber um pouco mais como melhorar seu sinal de WiFi, acesse algumas dicas muito importantes neste material.

2 – Divulgue seu WiFi aberto para seus clientes

É importante que seus clientes saibam que eles têm direito a usar WiFi. Divulgue sua rede e deixe claro para seus clientes como eles poderão se conectar. Escolher um nome adequado também é fundamental, pois seus clientes vão procurar uma rede em seus dispositivos que remeta ao seu estabelecimento.

É interessante, também, espalhar informativos visuais que irão comunicar aos seus clientes a existência de uma rede aberta exclusiva para eles.

O WiFi que você oferece é uma forma de comodidade e um serviço primordial que você presta. Não deixe de satisfazer seus clientes por não comunicar a eles que você oferece WiFi grátis.

3 – WiFi Marketing – Não deixe de fazer!

WiFi está deixando de ser um diferencial para se tornar algo fundamental em muitos segmentos. Trata-se de um serviço que seus clientes fazem questão de encontrar no seu negócio e que pode se transformar em um canal de vendas para você.

Com sua rede, você poderá identificar seu cliente, mostrar publicidade direto no dispositivo dele, oferecer login social e criar uma base de dados extremamente valiosa para suas estratégias de comunicação e marketing.

Se você vai oferecer WiFi grátis para seus clientes, por que não usar como um canal de comunicação com eles?

WiFi Marketing é uma nova ferramenta que você terá em mãos para fideliz0ar seus clientes e vender mais para eles. Se quiser saber mais sobre as possibilidades e estratégias que você poderá desenvolver, acesse este artigo.

4 – Cuidado com a segurança

Desde que o Marco Civil da Internet foi promulgado, em 2014, oferecer WiFi público implica algumas normas de segurança. Em resumo, você é o responsável pela rede e pelos crimes cometidos nela. Por exemplo, se alguém faz o download de arquivos piratas, você poderá ser penalizado.

Em contrapartida, a lei também define o que você precisa fazer para se proteger nesses casos: registrar os acessos de todos que se conectarem na sua rede. Você precisará manter guardado os dados de conexão, ou seja, dia, horário e Mac Adress do dispositivo, entre outras informações.

Para você saber mais como se proteger em relação ao Marco Civil da Internet, sugiro você ler este artigo. Nele, você entenderá melhor o que a lei diz e como você se enquadra nela.

5 – Use um serviço de Hotspot

Serviços de hotspots são softwares que farão todo o gerenciamento da sua rede WiFi aberta, liberando a conexão para seus clientes mediante um cadastro. Usar um serviço de hotspot como a Mambo WiFi tornará a gestão da sua rede WiFi muito mais simples e prática.

Por apenas um lugar, você poderá definir regras de conexão, como horário, tempo e limite de banda. Além disso, poderá desenvolver estratégias de WiFi marketing, como exibição de anúncios ou login social (check-in no Facebook). E, também, estará 100% protegido em relação ao Marco Civil da Internet.

Se quiser saber mais como a Mambo WiFi poderá revolucionar a forma como você oferece WiFi para seus clientes, crie sua conta. Você terá 15 dias grátis para testar a ferramenta!

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
• Linkedin