fbpx
wifi hospitais e clínicas
Redação Mambo
6 min

WiFi para Hospitais e Clínicas, esse é um tema pouco discutido, mas que faz toda a diferença para a qualidade dos serviços prestados.

Portanto, hoje eu quero conversar contigo sobre essas questões. Aliás, melhor ainda.


Trago um artigo recheado de dicas e segredos sobre WiFi para Hospitais e Clínicas e o porquê você deveria considerar seriamente este investimento.


Então, vamos lá! 

Saiba mais: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo

1. Cadastro Qualificado 

cadastro qualificado

Quando os pacientes e acompanhantes se conectam ao seu WiFi usando o login de uma rede social, você passa a ter acesso a diversas informações sobre eles.

Com isso, é possível construir uma base de dados robusta não somente dos pacientes, mas também dos acompanhantes — que são pacientes em potencial. 

Essas informações sobre seu público-alvo são valiosas para serem usadas em todo o planejamento estratégico e de marketing do negócio.

2. Segurança no controle das informações

WiFi para Hospitais e Clínicas - segurança no controle das informações

Aqui, vale prestar atenção se a solução contratada para gerir a sua estratégia está preparada para atender às diretrizes legais de proteção de dados (LGPD).

Outra legislação que leva em conta o controle de informações dos usuários da rede WiFi é o Marco Civil da Internet.

O Marco Civil determina que o provedor da conexão WiFi mantenha em segurança os dados de registro de conexão do visitante pelo período de 1 ano.

Saiba mais em: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática.

3. Comunicação entre médicos e pacientes

WiFi para Hospitais e Clínicas - comunicação entre médicos e pacientes

O uso da tecnologia favorece o acesso a diversos aplicativos e sistemas. Assim, o médico pode facilmente consultar exames e prontuários médicos, de modo a agilizar o atendimento. 

Outra vantagem para o profissional é poder acompanhar o estado clínico atual de um paciente por meio de uma conexão remota.

Quando falo na prestação de um bom atendimento, seja em uma clínica médica ou em qualquer outra empresa do mercado, a rapidez e praticidade são dois requisitos importantes e cada vez mais exigidos pelas pessoas.

Portanto, é fundamental levar em consideração que a utilização de uma boa rede WiFi favorece o acesso a diversos aplicativos e sistemas, o que envolve o atendimento antes das consultas, durante as consultas e os processos necessários após as consultas.

Por exemplo, o profissional da saúde consegue consultar exames e prontuários médicos de forma mais rápida e acessível, de modo a tornar o atendimento mais ágil.

Veja em seguida: Filtro de Conteúdo: Otimizando sua gestão de rede

4. Acompanhamento prático sobre o quadro do paciente

WiFi para Hospitais e Clínicas - acompanhamento prático sobre o quadro do paciente

E não para por aí, já que uma conexão remota também permite que a saúde do paciente seja acompanhada pelos profissionais da clínica.

Dependendo das atividades desempenhadas pela clínica médica, esse acompanhamento se torna extremamente importante.

Mais sobre Wi-fi: O que é um captive portal e por que você precisa dele em sua rede WiFi

5. Experiência do paciente

WiFi para Hospitais e Clínicas - experiência do paciente

Aqui, destaco o uso da conexão sem fio pelos pacientes que realizam exames demorados ou que estão em fase de observação e precisam permanecer no hospital.

Por meio dos aplicativos, eles podem se conectar com seus familiares e amigos, ou utilizarem a internet para fins de entretenimento e até mesmo trabalho remoto.

Não dá pra negar que o tempo passado em uma sala de espera pode influenciar na percepção geral sobre todo o atendimento.

Muitas vezes, os pacientes chegam ansiosos ou preocupados e, nessas situações, oferecer um ambiente que passe conforto e tranquilidade é ainda mais importante. E os efeitos de uma ferramenta de WiFi Marketing na saúde começam já nesta etapa do atendimento. 

Navegar na internet, conversar por mensagens ou até aproveitar para resolver pendências são ótimas maneiras de passar o tempo e se distrair enquanto aguardamos por uma consulta. Então, melhorar a qualidade de navegação significa melhorar também a experiência dos pacientes e acompanhantes de forma geral. 

O resultado disso é um público mais satisfeito e muito mais propenso a recomendar o seu serviço para outras pessoas. 

6. Fidelidade dos pacientes

Fidelidade dos pacientes

Utilizando o WiFi como uma ferramenta de captação de dados, a capacidade de uma empresa em fidelizar seus clientes aumenta.

Com os dados coletados, o gestor pode fazer campanhas de e-mail marketing, oferecendo promoções para que as pessoas voltem ao seu estabelecimento, como também melhorar o atendimento e seus processos com base no comportamento, feedbacks e percepções dados pelos clientes através do WiFi.

Para que uma empresa possa prosperar e alçar voos cada vez mais altos, é necessário que alguns paradigmas sejam quebrados.

O WiFi não pode mais ser pensado apenas como um custo para a empresa, ele deve ser pensado como uma oportunidade de negócio, permitindo a captação legal e segura dos dados de clientes, os quais podem ser transformados em informações relevantes para a gestão.

7. Áreas de alta densidade

áreas de alta densidade

Área de alta densidade é um local onde muitas pessoas estão utilizando a rede WiFi ao mesmo tempo. Quando isso acontece, o sistema aumenta a oferta de dados disponíveis em cada setor, dependendo do fluxo de conexões.

Em escritórios é fácil prever quando irá acontecer um pico de densidade, por exemplo.

Mas em hospitais, as áreas de alta densidade podem mudar ao longo do dia ou da noite em um piscar de olhos.

Isso torna o gerenciamento da rede WiFi um pesadelo em potencial. Por isso é bom contratar um ótimo serviço. 

Não apenas a flutuação ou a densidade imprevisível dificultam a localização e solução de problemas da rede WiFi, mas também dificultam fisicamente a solução do problema.

Nem sempre é fácil gerenciar um ponto de acesso no meio de um corredor movimentado ou da sala de espera movimentada. 

Em um ambiente hospitalar, talvez mais importante do que em qualquer outro setor, é essencial projetar a capacidade máxima. Isso garante que, independentemente do caso, o corpo docente, a equipe e os pacientes tenham conectividade wireless confiável e segura. 

Com isso você garantirá que seus serviços de saúde sejam ótimos e os pacientes tenham o melhor atendimento e experiência possível.

Quer saber mais sobre WiFi para hospitais? Marque uma conversa com um especialista da Mambo WiFi e veja como a nossa solução pode ajudar na gestão da sua rede WiFi!


Estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas.


Agradeço a leitura e até a próxima!