fbpx
Redação Mambo
4 min

Para muitos de nós, os nossos primeiros encontros com Bluetooth vieram provavelmente sob a forma de fones sem fio ou dispositivos diversos.

No entanto, está surgindo uma nova linha de equipamentos Bluetooth – têm um custo mais baixo e consomem menos energia. Hoje eu quero falar com você sobre estes novos equipamentos.

São dispositivos que fazem parte da evolução do Bluetooth e certamente entrarão em nossas vidas em pouco tempo.

Então, vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura.

Saiba mais: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo

De onde surgiu o Bluetooth?

Para quem não tem conhecimentos técnicos, o nome Bluetooth parece cobrir qualquer forma de conectividade, ou seja, fones, celulares, mouses etc. Todos parecem ter o tão falado Bluetooth, mas a coisa não é bem assim.

O Bluetooth requer algum tipo de ativação manual através do seu telefone. Existem dois tipos de “rádios” Bluetooth: Bluetooth Classic e Bluetooth Low Energy (BLE). Eles não são compatíveis, apesar do BLE herdar características do Bluetooth Classic. 

Isto acontece porque são dois protocolos diferentes

O Bluetooth Classic é frequentemente utilizado para a transmissão de dados em fluxo contínuo, tais como música de um telefone para um alto-falante com Bluetooth, ou transmissão de música para os seus fones.


Então, Bluetooth Classic tende a transmitir mais dados e a consumir níveis mais elevados de energia.

Para conectar é simples.

Quando um utilizador Bluetooth (seu celular, por exemplo) passa por uma área onde está instalado um sistema de posicionamento com beacons (um rádio bluetooth, por exemplo), esse “beacon” próximo transmite um sinal identificador.

Depois, o dispositivo do utilizador vê o sinal e marca o seu lugar.

Então, para utilizar o Bluetooth é preciso: 

  • Um dispositivo sinalizador;
  • Um aplicativo que reconheça o sinal;
  • Um dispositivo receptor.
Dispositivo e aplicativo para utilizar o bluetooth

Só isso, mas onde está a magia? Está no fato de que os sinais Bluetooth são muito mais limitados do que os sinais Wi-Fi, por exemplo. Além de tudo, eles consomem muito mais energia.

É por isso que espera-se que os próximos lançamentos em Bluetooth sejam equipados com emissores e receptores que consigam aplicar o alcance, sem gastar tanta energia dos equipamentos. 

Veja também:: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática?

Todo Bluetooth também exige permissão do utilizador

Assim como você pode decidir se quer se conectar, ou não, em um sinal WiFi, os sinais enviados por Bluetooth também passam por um controle de acesso. 

Os utilizadores podem decidir se querem receber notificações e utilizar o seu sistema de posicionamento.

Bluetooths mais modernos vêm para reforçar o IoT

Algumas das aplicações da Internet das Coisas são fáceis de entender e apreciar por qualquer pessoa, como relógios inteligentes ou relógios fitness, etc.

Já outras requerem imaginação para serem 100% compreendidas. Assim, tal como a tecnologia beacon requer uma adaptação na forma como você entende o Bluetooth.


Imagine que o Beacon será um replicador de Bluetooth, onde você poderá acessar um aplicativo que mostra todos os sinais recebidos pelo Beacon. Depois, basta selecionar os equipamentos que você deseja controlar e pronto.

É como um Hub, mas de equipamentos Bluetooth. 

Mais sobre Wi-fi: O que é um captive portal e por que você precisa dele em sua rede WiFi

Quais são as vantagens da tecnologia de beacons?

Além de confiáveis, eles são econômicos, fáceis de configurar e gerenciar. Uma variedade de indústrias pode utilizar o dispositivo, incluindo as vendas no varejo, os controladores de trânsito, as empresas com foco em educação, hotelaria, finanças, viagens e muitas mais. Todas elas farão bom uso dos beacons de Bluetooth no dia a dia.

Vale reforçar que essa tecnologia não será capaz de substituir um sinal de WiFi, por exemplo, já que os beacons de Bluetooth são utilizados apenas para replicar comandos simples, como músicas que estão tocando em um rádio etc.

beacons de bluetooth

Veja em seguida: Filtro de Conteúdo: Otimizando sua gestão de rede

WiFi é a melhor resposta

Para receber e enviar sinais por longas distâncias, ou grandes quantidades de dados, o WiFi tem tudo para ser a forma mais utilizada. Já que ele vem crescendo ano após ano.

bluetooth x wifi

Gostou da publicação de hoje com essa novidade incrível sobre o Bluetooth?

Então, continue acompanhando o Blog. Estou sempre trazendo dicas e novidades sobre o universo da tecnologia.


Agradeço a leitura e até a próxima!