fbpx
Redação Mambo
4 min

As redes WiFi são excepcionais para as empresas. Um estudo publicado recentemente pela Hubspot apontou que a conexão segura é responsável por um aumento de até 80% da produtividade. Algo tão valioso assim gera um problema, por exemplo: e se alguém estiver roubando o WiFi da sua empresa?

Pode até parecer que eu estou contando uma piada. Afinal de contas, quem vai ter interesse em “roubar” WiFi? Pois, acredite em mim quando eu digo. Acontece muito.

Principalmente em empresas que estão localizadas em grandes centros comerciais, com escritórios próximos de bares, restaurantes e outras empresas. Sempre aparece um espertinho para roubar nosso sinal WiFi.

Então, hoje eu trago um artigo completinho ensinando para você como saber se alguém está roubando o sinal WiFi da sua empresa e qual é a melhor solução para evitar este problema.

Vamos lá!

Veja em seguida: Filtro de Conteúdo: Otimizando sua gestão de rede

Avalie se há alterações na rede

Se a internet ficar mais lenta em algumas horas do dia ou com muita frequência pode estar ocorrendo um possível furto de WiFi.

Você pode medir a velocidade de internet utilizando vários sites de teste, escreva “teste de velocidade” e veja os resultados. 

Outra suspeita de que estão roubando o WiFi da empresa virá do roteador. Analise as luzes do aparelho; se a luz identificada como WLAN estiver piscando mais que o normal, pode ser que também esteja ocorrendo um roubo, pois estas luzes piscam de acordo com a quantidade de dados que está sendo transferido pelo roteador. Eu vou falar mais sobre essa dica ainda neste artigo.

Alterações na rede

Mas já aviso, se você tiver vários aparelhos conectados à sua rede (mesmo com a sua permissão), provavelmente não vai identificar nenhuma diferença.

Saiba mais: Como Funciona a Exibição de Vídeos no WiFi com o Hotspot Mambo

Desligue seus aparelhos do WiFi e vá observar o roteador

Desligue ou desconecte todos os aparelhos que estiverem utilizando WiFi, espere uns minutinhos e observe o comportamento do seu roteador.

Se as luzes continuarem piscando freneticamente, é melhor ficar esperto. Pode ser que tenha algum “parasita” usando sua internet. Ou seja, é provável que estão roubando o WiFi da sua empresa ou casa.

Esse método, no entanto, não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do LED.

Agora acesse o painel de controle do seu roteador

Outro modo, porém, mais avançado é acessar as configurações de seu roteador.

Qualquer modelo mostrará uma lista com todas as conexões ativas no momento, e com isto você pode bloquear qualquer atividade que te pareça suspeita.

No Painel de Controle, pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Lá aparecerão todos os dispositivos conectados na sua rede WiFi, agora basta ver se existe algum dispositivo que você não conhece.

Saiba mais em: Marco Civil e LGPD: qual a diferença entre as leis e o que muda na prática?

Use aplicativos

Vários aplicativos estão disponíveis para fornecer buscas automáticas para dispositivos incomuns conectados à sua rede WiFi.

Aplicativos podem ajudar a verificar dispositivos incomuns conectados à sua rede

Verificar esses dispositivos, especialmente se eles estiverem se conectando em horários estranhos do dia, quando nenhum amigo está presente, pode fornecer pistas valiosas.

Consequentemente, aqui estão alguns aplicativos que podem ajudá-lo a identificar problemas.

Você pode procurar o melhor aplicativo na Web e fazer a instalação dele no seu computador ou no smartphone. Dessa maneira, poderá avaliar quem está conectado na sua rede WiFi. 

Mas cuidado, alguns apps não são idôneos e você corre o risco de instalar um programa inseguro.

Mais sobre WiFi: O que é um captive portal e por que você precisa dele em sua rede WiFi

Use o WiFi da MAMBO

Deixei essa dica para o final, pois ela é sem dúvida a melhor maneira de garantir que o seu WiFi não esteja sendo roubado por outras pessoas, ou por outras empresas.

Com o WiFi da Mambo você tem total segurança de conexão. Já que todo o processo é feito por meio de criptografias avançadas e somente você pode permitir o acesso de novos usuários.

Software de gerenciamento de WiFi da Mambo


Tem mais, é super simples fazer a configuração do WiFi Mambo, o que facilita muito os processos internos na sua empresa.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e entre em contato.

Temos certeza de que o nosso WiFi irá aumentar os resultados da sua empresa.