O controle de acesso à internet é uma preocupação importante na hora de oferecer internet para os clientes, e uma forma de realizar esse controle é ter um hotspot WiFi com códigos de acesso.
Em determinadas situações, não é recomendado deixar a rede aberta para que qualquer pessoa a acesse por tempo indeterminado. Isso porque esse tipo de habilitação pode sobrecarregar o tráfego de dados.
Além disso, pode ser indesejado liberar o WiFi para visitantes que não são clientes, como vizinhos do estabelecimento, por exemplo.
Para solucionar essa questão. é possível ter o controle de quem acessa a rede WiFi por meio de um código de acesso.
A Mambo WiFi possui duas formas para você ter esse controle por código. Dê uma olhada abaixo!
As formas de controle de WiFi com códigos de acesso na Mambo
CÓDIGO PRÉ-DEFINIDO
Esta opção é indicada para quem precisa que o controle seja feito por uma “senha” na rede. O código será o mesmo para todos os visitantes e ele pode ser alterado a qualquer momento. Esta forma de controle de acesso é recomendada para administradores que desejam controlar os acessos em um determinado ambiente. O objetivo é garantir que todos os visitantes da rede estejam naquele espaço.
CÓDIGO ALEATÓRIO
Com esta modalidade, o administrador da rede irá gerar lotes de códigos com tempo de navegação específicas. Estes códigos de acesso são unitários e não podem ser replicados em mais de um dispositivo, tornando-se inválidos após o uso. Este controle é indicado para aqueles que querem definir um tempo de conexão individual e não permitir que novos acessos aconteçam sem um novo código.
Situações em que vale a pena usar os códigos de acesso
EM EVENTOS
Ao oferecer WiFi gratuito em eventos, é recomendado que a rede seja protegida por um código de acesso, para evitar que visitantes fora do espaço tenham acesso. Outra forma interessante de usar os códigos de acesso é premiando visitantes por ações específicas, como apresentar um cartão de visitas ou visitar um stand específico.
COBRANDO PELO TEMPO DE CONEXÃO
Você pode cobrar pela internet que vai oferecer. Isso é possível vendendo um código de acesso aleatório da sua rede. Trata-se de uma estratégia interessante para negócios em que é possível lucrar com o uso da internet, como cafés e lan houses, por exemplo.
NEGÓCIOS FOCADOS EM TEMPO
Se seu negócio baseia-se no tempo em que seu visitante ficará no seu estabelecimento – como hotéis, por exemplo – é possível definir a conexão de acordo com o tempo contratado pelo seu cliente. Parques temáticos, feiras, museus e exposições podem entregar códigos diários de acesso aos visitantes. Assim, evitando que a rede fique aberta para todos o tempo todo.
Você tem um passo-a-passo de como configurar os códigos de acesso aqui.
Sobre o autor: Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo |