Hotspots e a redução de riscos ao oferecer um WiFi público

Compartilhe este artigo:

Oferecer WiFi gratuito para os clientes não é somente um diferencial. Nos dias de hoje, torna-se quase uma obrigação dos estabelecimentos. Estamos vivendo tempos em que pessoas esperam que o acesso à internet gratuito seja parte de uma conveniência oferecida pelo local. À princípio, parece que basta apenas instalar um modem qualquer e oferecer WiFi para seus clientes por meio de uma senha. Entretanto, saiba que há muitos perigos contidos nessa prática.

Os riscos de oferecer WiFi desprotegida

Em síntese, disponibilizar o WiFi aberto e sem os cuidados necessários para prevenir problemas de segurança pode colocar sua empresa em uma posição desfavorável e perigosa. Veja abaixo alguns desses riscos:

PROBLEMAS COM A JUSTIÇA

Imagine que um crime seja cometido na sua rede e você não tenha a documentação de quem foi o responsável. Você sabia que o dono da rede (sua empresa) responderá pela infração? É o que está previsto na Lei nº 12.965 de 23 de abril de 2014, conhecida como o Marco Civil da Internet.

A única maneira de se proteger disso é armazenando os dados das pessoas que se conectaram ao oferecer WiFi. Por exemplo, nome completo, data de acesso e CPF. E isso não é possível quando sua empresa fornece a senha do WiFi.

Já com a conexão via hotspot, isto é possível. Imagine que algum cliente de um café fez download ilegal via torrent de um filme e foi flagrado. Caso sua empresa tenha a documentação de acesso (disponível no sistema do hotspot), tomar as medidas legais contra o responsável será mais fácil. Assim, o dono do café ficará livre de qualquer acusação ou multa por parte das autoridades.

REDES FALSAS

Sob o mesmo ponto de vista, é normal que o público acredite que uma rede com o nome do estabelecimento seja segura. Porém, outra rede maliciosa próxima ao local pode se infiltrar. Imagine só alguém usando a sua marca para ter acesso aos dados e informações sigilosas dos usuários… É o que basta para transformar seus clientes e você em vítimas de crimes digitais.

INVASORES EM UMA MESMA REDE

Quando outros usuários se conectam a uma mesma rede, não é difícil ter acesso às informações do seu computador. Primeiramente, o invasor pode acessar pastas de documentos, alterando ou mesmo deletando arquivos importantes para sua empresa. E o pior: pode até roubar segredos do negócio.

INTERCEPTAÇÃO DE DADOS

Hackers que utilizam as falhas de segurança da rede para espionar as atividades online dos usuários podem ser identificados quando sua empresa conta com um serviço robusto e completo de hotspot. É fundamental ter acesso aos registros de logs completos. Eles contam com a identidade dos dispositivos que se conectam, cadastro do usuário por CPF, data e hora e rastreamento de uso. Assim, a segurança para o seu estabelecimento e para seus clientes está garantida.

Como os Hotspots funcionam

Um hotspot para WiFi libera o acesso à internet depois de um cadastro rápido do usuário. Veja o vídeo abaixo e entenda como funciona:

Reduza os riscos

Um dos principais problemas dos usuários de internet é a segurança. Assim, qualquer usuário conectado está correndo algum tipo de risco. No entanto, quando é você, empresário, que oferece WiFi grátis aos seus clientes, o problema passa a ser seu. Ao adotar uma solução hotspot, muitos dos riscos são minimizados. Veja alguns motivos:

ARMAZENA DADOS DOS CLIENTES

O hotspot exige do cliente um cadastro simples ou login com uma de suas redes sociais para ter acesso à internet. Assim, os dados do usuário ficam registrados no caso de sua empresa precisar deles para provar que não é responsável por alguma violação da lei.

REGISTRA O HISTÓRICO DAS CONEXÕES

É possível saber quem está conectado à sua WiFi, quando e por quanto tempo. Outra vantagem do hotspot é a disponibilidade do histórico de conexões de um cliente e o que ele acessou.

POSSIBILITA O CONTROLE DA CONEXÃO

Você pode limitar a velocidade, quantidade de dados disponível por visitante e até o tempo de conexão antes do próximo login. Com o controle total da rede, você também pode dividir a sua franquia de internet para que o volume de usuários não diminua o desempenho da administração. Isso acaba com o risco de você não conseguir gerenciar seu negócio porque a internet está lenta demais ou “caindo”.

OFERECER WIFI COM CAMADA EXTRA DE PROTEÇÃO

Portanto, com a Mambo WiFi, a segurança é garantida. O sistema oferece uma camada a mais de proteção contra invasões externas, vazamentos de informações e contaminações por vírus e outros malwares.

Ficou claro como hotspots podem reduzir o risco de fornecer WiFi público? Se quiser saber ainda mais sobre o funcionamento da Mambo WiFi, é só clicar aqui para agendar um bate-papo com um de nossos especialistas.

Sobre o autor:
Daniel Cot – Coord. de Marketing e Vendas
Especialista em Marketing e Inside Sales. Há mais de 5 anos atuando no mercado de hotspots na Mambo
• Linkedin

Inscreva-se na nossa Newsletter