fbpx
Ana Beatriz
7 min

Conheça as estratégias de divulgação nas redes sociais para atrair pacientes! As dicas vem da Mambo WiFi e do Blog Clínica Ideal, cuja especialidade é gestão e marketing para clínicas odontológicas.

As redes sociais são fortes aliadas quando falamos em divulgação de serviços. Elas oferecem a capacidade de criar e se comunicar com o seu público-alvo em diferentes formatos de conteúdo.

Dentre tantas opções existentes, o primeiro passo para otimizar a busca de pacientes pelo seu consultório e atrair uma demanda elevada de potenciais clientes é: criando uma estratégia. Confira algumas das nossas dicas para fazer isso da melhor forma possível.

1. Conheça seu público

Antes mesmo de iniciar uma estratégia em alguma rede social você precisa ter em mente o seu público-alvo, ou seja, o público que busca atingir. A partir daí, será possível começar o processo de divulgação com base no que as pessoas buscam. 

Para definir quem é esse público, é necessário criar um perfil de cliente com as características demográficas (gênero, idade, escolaridade, cargo, etc.). Também é importante avaliar o comportamento online da sua respectiva audiência. Pergunte-se: 

  • Quais redes sociais são as mais utilizadas por eles?
  • Em quais horários utilizam as redes em questão?
  • Quanto tempo gastam em média em cada uma delas?
  • Como interagem em cada rede social?

Com todas essas informações em mãos, você poderá definir quais passos seguir para alcançar seu público de forma eficiente e atrair pacientes.

2. Selecione as redes sociais adequadas para atrair pacientes

Para um bom engajamento nas redes sociais, é importante se perguntar onde está o seu cliente potencial.

Um exemplo: Se você tem um e-commerce de roupas, o Instagram e Pinterest podem ser boas alternativas, afinal, são redes extremamente visuais, onde muitos usuários costumam buscar inspiração antes de realizar uma compra.

Atualmente, as redes sociais que possuem mais engajamento são aquelas que valorizam a interação entre as duas partes. Em seu perfil, é interessante produzir conteúdos que agreguem conhecimento ao usuário. Sendo assim, uma das melhores formas disso acontecer é por meio de conteúdos que respondam as perguntas mais frequentes em seu nicho de atuação. 

É muito comum que os profissionais que estejam iniciando investimentos em sites, blogs e redes sociais tenham dúvidas sobre a abordagem. No entanto, se torna uma tarefa fácil pautar os assuntos a serem tratados se você se fizer algumas perguntas:

  • “O que meus pacientes me perguntam com mais frequência?”
  • “Quais são os mitos e verdades mais curiosos na minha área de atuação?”
  • “Existe algum assunto diferente que eu possa responder?”

Por exemplo, se sua especialidade como dentista é a aplicação de aparelho porcelana, deixe isso específico para o público. Ao mostrar sua habilidade e desempenho excelente como profissional, você estará atraindo mais pacientes que buscam este tipo de tratamento

É através desses questionamentos frequentes que será possível montar um planejamento de conteúdo, trazendo mais relevância à sua rede social e aumentando assim a percepção de valor do seu consultório.

Confira a seguir as principais redes sociais e entenda se elas são compatíveis com a sua estratégia:

INSTAGRAM

O algoritmo da plataforma faz com que as publicações alcancem apenas uma parcela de seguidores. Dentre as pessoas alcançadas, um percentual desse total é que vai interagir com o conteúdo.

Tendo isso em vista, aqui vão algumas dicas para otimizar o seu engajamento no Instagram: 

  • Uso de hashtags

As hashtags são hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam o seu conteúdo quando fizerem uma busca, na qual o algoritmo do aplicativo seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou. Entretanto, é aconselhável usá-las quando forem relevantes para o seu tipo de postagem.

Por exemplo: O antes e depois de um paciente que usou aparelho dentário transparente ao invés do molde original. Portanto, deve-se colocar na legenda #aparelhodentáriotransparente para explicar o procedimento. 

Além disso, vale a pena utilizar a funcionalidade de geolocalização para atrair quem esteja espacialmente próximo de você e com a possibilidade de se deslocar até a sua clínica.

  • Mencione outros perfis

Mencionar outros perfis é uma oportunidade de ganhar visibilidade e de receber interações caso a pessoa comente ou compartilhe o seu conteúdo com a audiência dela. 

  • Publique nos melhores horários

Busque sempre por compartilhar seu conteúdo em horários nos quais o maior número de seguidores está online. É possível verificar quais são os horários e dias da semana nas “Informações” do aplicativo.

FACEBOOK

Assim como no Instagram, existem algumas dicas para otimizar o seu engajamento no Facebook e estabelecer uma interação com o público. Aqui estão algumas dicas para alavancar o seu posicionamento na rede social:

  • Incentive a interação

Uma boa forma de interagir com o público e promover o conhecimento do seu trabalho é através da interatividade. Anuncie uma live em que vá tirar dúvidas sobre procedimentos estéticos e materiais de aparelho fixo transparente, por exemplo. Assim, o público conseguirá lhe mandar as maiores questões sobre o assunto. Não se esqueça de responder todas as perguntas da forma mais clara possível.

  • Publicação de imagens

Divulgue imagens do seu trabalho para deixar o conteúdo mais atrativo visualmente. Além disso, você pode utilizar títulos instigantes para aumentar o engajamento nas publicações e, assim, atrair possíveis clientes interessados.

Neste caso, também é interessante utilizar as hashtags, fazendo sempre juz ao tipo de publicação. Assim, quando uma pessoa utilizar palavras-chave para encontrar determinado produto e/ou preço, ela será direcionada a sua publicação. Por exemplo, se for publicar uma imagem que fale sobre assuntos recorrentes como “implante dentário preço”, adicione tags como #implantedentariopreço.

  • Publique em horários de grande audiência

Assim como no Instagram, é possível saber os horários de maior audiência da sua plataforma. Você pode buscar essas informações em seus relatórios do Facebook Insights, principalmente na aba Publicações, onde poderá verificar os dias e horários em que o seu público está online.

3. Crie engajamento com as redes sociais

As redes sociais são ferramentas que operam em prol do compartilhamento. Ou seja, é criando conteúdo relevante e compartilhável que seu negócio vai se destacar no meio online e atrair pacientes.

Produza materiais com informações prévias, curiosidades e temas que deixem o usuário com vontade de saber mais e até mesmo conhecer o seu consultório.

É importante lembrar que as redes sociais precisam de informações de contato e localização para que a sua região seja alcançada, além de contar com uma estética atrativa e que valorize o seu trabalho.

4. Mantenha-se atualizado sobre as estratégias de marketing digital e sua concorrência

Procure sempre se manter a par das tendências e novidades que detalham diferentes estratégias e suas respectivas implantações e investimentos para poder se adaptar a todos os cenários. 

Também busque estudar as ações de seus concorrentes, inspirar-se em diferentes trabalhos e saber onde sua experiência e formação podem te trazer um diferencial maior. Afinal, você só poderá destacar o excelente trabalho que pôde realizar porque se destacou entre a concorrência.

5. DICA BÔNUS: Utilize-se de uma estratégia de WiFi marketing

Utilize um sistema de hotspot na rede WiFi que você já oferece na sua sala de espera para atrair pacientes! Além de ofertar a melhor experiência (que certamente será recompensada com a fidelização dos pacientes), é possível sugerir o compartilhamento no Facebook (o antigo check-in) e direcioná-los para a sua página do Instagram, garantindo assim likes e maior interação.

Sobre o autor:
Blog Clínica Ideal
Especialistas em gestão e marketing para consultórios odontológicos.
Conheça: https://blog.clinicaideal.com